Vendedor da net

Infovendedor – Grupos e Tipos De Clientes
Infovendedor Como já visto anteriormente há basicamente dois tipos de cliente: o cliente interno e o cliente externo.

Business man overworked asking for help
Business man overworked asking for help

Porém, além destes tipos de clientes existe a categoria de clientes conhecidos tecnicamente como intermediário.
Dentro dos tipos básicos de clientes internos e externos temos também outros subtipos. Vamos conhecê-los melhor?
Cliente Interno – Como já vimos, O cliente interno é aquele que exerce a função interdepartamental da organização. São os empregados, colaboradores, que em processos cíclicos atendem e são atendidos, são, dentro da empresas, clientes uns dos outros.
O cliente interno tem uma atuação que deve ser muito bem entendida, que é a sua dualidade de função. Ou seja: Em um determinado instante ele é o fornecedor e em outro instante ele é o cliente.
Esta relação de dualidade do cliente interno é muito importante para a organização, e principalmente para o espírito de equipe da empresa. Por este motivo, os clientes internos devem ser tratados como esmeros e atenção.
Como também sabemos, a relação entre os clientes internos não gera troca de valores financeiros, mas sim, satisfações pessoais. Daí a importância de  clima organizacional para o perfeito funcionamento da empresa.
Cliente Intermediário – Por sua vez, o cliente intermediário é aquele que repassa o serviço ou produto entre o fornecedor e o cliente final. Temos como exemplo os funcionários de uma agência de viagem, que vendem passagens aéreas e hospedagem e que, entretanto, não estarão nos aviões e hotéis atendendo os clientes, por exemplos.

Cliente Externo – O cliente externo é aquele que adquire o produto ou serviço para a sua utilização ou utilização de terceiros compartilhados ou não. Este cliente é conhecido como o usuário final. É o indivíduo que realiza uma troca de valor financeiro com a empresa.

Tipos de clientes externo – Entre os clientes externos há dois grupos bastante distintos, que são os clientes externos diretos e os clientes externos indiretos.

Veja esse vídeo:

Os clientes externos diretos são aqueles que possuem uma inter-relação direta como a empresa e estão sempre fazendo negócios com ela. Como clientes externos do subtipo 01 podemos citar o cliente atual, o cliente habitual, o cliente especial, o cliente potencial e o cliente perdido.

Por sua vez, os clientes externos indiretos são aquele que possuem pouca ou esporádicas relações para com a empresa. Como clientes externos do subtipo 02 temos os seguintes tipos: o cliente especial Tipo A, o cliente barganhista, o cliente passivo e o cliente agressivo.

Nos próximos artigos vamos detalhar com mais propriedade estes tipos de clientes.

Um forte abraço e até breve,

Roberto Rodrigues Infovendedor Sobre estes anúncios

Veja também:

email marketing

Contato

Anúncios

Um comentário em “Vendedor da net

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s